Vício do Salto alto¬

Oii meninas! Passei um tempão pra achar um tema para este Post... E, achei!
Dessa vez, vou falar sobre o  "vício do Salto alto" Voocês sabem que vicia, e vicia mesmoo! \õ
Elas não descem do salto nunca. Das atividades corriqueiras do dia a dia como ir à padaria até pular carnaval, centenas de mulheres continuam na torre. O salto é um poderoso objeto de sedução e elegância, afinal, quem resiste a um par de pernas em cima de um salto?
E há, aquelas garotas que começaram de cedo, são estas que hoje podem se dizer "viciadas em Salto alto".Contudo,para estas, permanecer nas alturas pode acarretar alguns problemas à saúde, como dores de coluna, deformações nos pés, atrofia da musculatura das panturrilhas, rompimento de ligamentos, entre outros. Então, para continuar usando essa arma de sedução, sem “pisar” na saúde, especialistas explicam como minimizar ou evitar problemas.     
Para as amantes dos saltos, quanto mais alto melhor, geralmente, elas preferem os mais finos, e dificilmente aderem à moda anabela ou plataforma. As sapatilhas então passam longe.
O tamanho do salto e o design fazem toda diferença na produção, mas de acordo com alguns ortopedistas, quanto mais alto, maior o trauma. “Um salto, por exemplo, de 10 centímetros em caso de uma inversão pode causar um trauma maior do que um salto de 3 centímetros. Quanto mais alto o salto, mais chances de ter problemas, não apenas nos pés, mas também na coluna”, explicou o ortopedista Rodrigo Vasco da Gama.
“Quando eu contei tinha mais de 140 pares de sapato com salto, me cansei e parei de contar. Amo salto, valoriza a roupa e a postura fica imponente. Fico o dia todo de salto e não sinto nenhum desconforto. Tenho apenas três sapatilhas e não consigo usa-las porque machuca o pé.O melhor é quando chego nos lugares e todos olham para o meu pé”, disse a jornalista Karina Costa.
O primeiro sintoma do salto são as dores na planta  do pé, que com o tempo se torna algo normal. Com os dedos fixos no chão e calcanhar lá em cima, as lordoses também são comuns para a ala feminina que abominam a rasteirinha. Outro mal que pode ser desenvolvido é a atrofia da musculatura na parte posterior da perna, que é diminuição do volume muscular, por isso, orientou o médico, é preciso reforçar a musculatura com exercícios.
“Só desço do salto para tomar banho e dormir, até quando preciso varrer a casa é  de salto. Não consigo usar rasteira e não suporto tênis. Mulher elegante é mulher de salto. Só usei salto anabela e rasteira quando estava grávida, e odiava”, disse a corretora Glaucemara Martins Matos.
Apesar dos problemas que pode causar, o “vilão” dos pés é recomendável em alguns casos, conforme o médico Rodrigo Vasco da Gama, para alguns pacientes que sofrem problemas no tendão de aquiles, ele recomenda o uso de salto. O uso contínuo não é recomendável. Mas há casos, como este, que a depender do paciente, eu oriento usar um sapato com salto mais salto, para relaxar a musculatura”, explicou.
Risco do uso contínuo
Muitas mulheres usam e abusam dos saltos e não sentem nada. Algumas dizem que as sandálias mais baixas é que deixam os pés cansados e dolorosos.
 
“Acho que já nasci de salto - não sei precisar quando comecei a usá-los, e nunca senti nenhum desconforto.
Os meus preferidos são os escarpam, sapatos bico fino, e não tenho joanete. Quando fiz uma cirurgia, há alguns meses, e tinha que usar rasteira, foi uma tortura, o pé doía, virava, sem contar que me sentia desarrumada. Tenho pavor de havaianas”, disse a publicitária Viviane Araújo Félix.
O desconforto que Viviane sente quando usa sandália baixa é provocado pela dependência do salto alto, que vicia a postura. “Por isso, para não criar dependência na musculatura é preciso intercalar os saltos, alto e baixo. Para minimizar os problemas, o alongamento é um dos melhores exercícios”, ressaltou Reis.
 
Alguns exercícios podem ser feitos em casa, como por exemplo, deitar na cama e elevar as pernas, assim como, colocar o pé em cima do degrau da escada e deixar o calcanhar solto no ar, descendo e esticando o músculo.
Os problemas que podem acarretar os pés e a coluna é desenvolvido pelo uso contínuo, e como diz o velho ditado - “tudo em excesso causa problema”, isso se aplica ao uso do salto alto.
Para não correr riscos de ter que andar em terra firme, o ortopedista Humberto Reis salientou a importância intercalar os períodos que se usa salto, com sandálias baixas, assim como a prática de exercícios para aumentar a oxigenação dos tecidos, minimizar os efeitos do salto, tanto para as pernas quanto para a coluna e fortalecer a musculatura.
___________________________________♥_______________________________♥_____________
Boom meninaas... Era isso! Espero que tenham gostado das dicas e, salientando o que o ortopedista disse, nada de Salto nas horas vagas...
Bjuuz da Nanne ;*






Um comentário:

  1. Adorei a postagem amiga!Super informativa.
    Salto Alto, amo amo amo *-*
    Beijinhos'
    Isabelle S'


    ResponderExcluir